Escolha uma Página

Por que fazer um ensaio fotográfico?

Por que fazer um ensaio fotográfico? Ora, para dar umas pausas na vida!

Bom, acho que primeiro de tudo é para lembrar aquela regrinha dos “porquês” que a gente aprendeu na escola e sempre sofre para lembrar. “Por que”, pergunta no começo da frase, porque resposta, “por quê” no fim da frase. É isso? É isso.

Ufa, chato igual a crase! (Ou será que é chato igual à crase…?)

Mas agora a gente já pode se perguntar “por que fazer um ensaio fotográfico”?

E a gente também pode responder com vários porques. Digo, vários porquês.

A fotografia sempre esteve lá nos momentos de mudanças, como por exemplo quando a gente muda de solteira para noiva, de noiva para esposa, de esposa para esposa + mãe, de mulher para mulherão (aí a gente faz um ensaio bem sensual). Mas a criatividade é que manda e a gente pode trazer a fotografia para outras mudanças. Como aquele momento de mudar de casa e se despedir do bairro!

Eu tenho uma cliente linda que fez um ensaio super sensual quando o marido arrumou um emprego no qual ele precisava ficar seis semanas longe. Que é para não se esquecer, né? (mas essas fotos não vão para a internet; quer ver? Me manda uma mensagem que a gente marca um café no escritório)

Às vezes um ensaio de família super legal não é um momento único: é uma soma de todos aqueles grandes momentos. As crianças estão crescendo super rápido e, quando a gente menos perceber, já estão criando suas próprias vidas, aí a gente fica se lembrando daquelas tardes de domingo gostosas que eram tão simples: uma ida à sorveteria e que a gente nunca lembrava de tirar fotos. Por que não pegar a fotógrafa e levar na sorveteria junto? (afinal, a fotógrafa ama sorvete!)

Aí você pode ter um álbum na mesa da sala que te lembra de todos aqueles domingos de sorvete, ou na casa da vó, ou no parque, aprendendo a andar de bicicleta. Aliás, já falei que eu amo um álbum? Eu amo um álbum!

Olha aí outra ideia: uma ida à casa da vó. Tem coisa mais gostosa do que comida de vó? E criança com o boca suja de macarrão? Mas pode fotografar boca lambuzada? Claro que pode! A gente às vezes acha que para fazer um ensaio tem que ter super produção, com cabelo todo armado, todo mundo de roupa combinando. É nada! Ensaio tem que ser do jeito que você quer lembrar. E que criança não bagunça a roupa? O importante é fotografar a gargalhada, o beicinho, e até o choro e o sono.

Nessas horas que a gente se preocupa tanto que até esquece de tirar uma fotinho com o celular. E olha que hoje em dia nossos celulares podem fazer cada foto… Mas aí você tira um monte de foto da vovó e das crianças, mas também tem que lembrar de aparecer nas fotos, não é? Para isso tem a fotógrafa que fica te perseguindo a tarde inteira e disparando a câmera até dizer chega.

Aproveite a vó, o sorvete e o sono depois do almoço. São as nossas pausas. No nosso ritmo de vida conturbado, às vezes a gente até esquece de dar uma paradinha para olhar envolta e perceber como somos sortudas de estar com tanta gente legal. Por que você não dá uma pausa nessa correria cheia de mudanças e sorrir para a vida? E aí, quando você sorrir para a vida, a gente vai lá e…

CLIQUE.

Deixa eu registrar a sua história também?

Entre em contato